Sergio Cavalieri Filho

Sergio Cavalieri Filho é Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, do qual foi Presidente no biênio 2005/2006. Diretor-geral da Escola da Magistratura do mesmo Estado (EMERJ) no período 2001 a 2004, da qual é professor emérito; foi também Presidente do extinto Tribunal da Alçada Cível do RJ. É professor de Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor. Procurador Geral do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro a partir de fevereiro de 2011.

Além de inúmeros artigos e acórdãos publicados em revistas especializadas, Sergio Cavalieri Filho é autor do Programa de Responsabilidade Civil (12ª edição, Ed. Atlas) e do Programa de Direito do Consumidor (4ª edição, Ed. Atlas); Comentários ao Novo Código Civil, volume XIII, na parte relativa à responsabilidade civil e a preferência e privilégios creditórios (arts. 927 a 958), obra produzida conjuntamente com o saudoso Ministro Carlos Alberto Menezes Direito, publicada pela Editora  Forense; Programa de Sociologia Jurídica, 14ª edição, Editora Forense.

Como magistrado e professor por quase 40 anos, Sergio Cavalieri proferiu centenas de palestras e conferências por todo o Brasil, principalmente sobre responsabilidade civil e direito do consumidor.

Leonardo Fiad

Leonardo Fiad é formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2001).  Pós-graduado em Direito do Estado (UERJ, 2004) e tendo obtido LL.M pela Universidade de Columbia, NY (2010), exerce o cargo de Procurador do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro desde 2002.

 

Atua nas seguintes áreas: Direito Público em geral (com ênfase em Licitações e Contratos Administrativos) e Responsabilidade Civil/Resolução de Disputas.